31 de janeiro de 2011

Seres iluminados da blogosfera, a 'Mimi precisa de ajuda


Contem-me tudo! Como é que se escolhe um mestrado e a faculdade onde se faz?!
Alguém fez na área de Relações Internacionais ou Ciência Politica que queira dar umas luzes?

É que sinto-me um bocado perdida...

14 comentários:

Joana disse...

Pois, isso é subjectivo. Na minha area, Economia, para fazer um mestrado temos que nos candidatar (depende de médias, vagas e assim), depois acho que se tem que fazer uns testes e pronto. No meu caso, como comecei a tirar na msm universidade e na mesma area que a licenciatura não tive que seguir nada destes pontos. Ora isto costuma ser um problema porque normalmente as universidades dão prioridade aos seus alunos :)

KATELOOKBOOK disse...

Olá! Já há algum tempo que acompanho o teu blog, mas nunca comentei. Hoje resolvi fazê-lo pork o post toca num assunto que me é muito familiar. Relações Internacionais.
Fiz a licenciatura nessa área e posteriormente especializei-me em Assuntos da América Latina.
Não te quero desaminar, mas pela minha experiência, as perspectivas de emprego na área de Ciência Política (o meu irmão tb tirou esse curso e teve que emigrar) e Relações Internacionais aqui em Portugal não tem qualquer saída. É muito difícil arranjar-se trabalho nesta área porque não é um curso específico. Em suma, dá-te para tudo e ao mesmo tempo não te dá para nada.
Para teres uma ideia, na minha turma éramos cerca de cem alunos. Mantive contacto com muitos dos meus ex. colegas e actualmente apenas cinco pessoas estão a trabalhar na sua área. Outras resolveram seguir um novo caminho (o meu caso), arranjar empregos em outras áreas,e outros ainda, pura e simplesmente emigraram.
Com isto, não te quero desanimar, pelo contrário. Se gostas mesmo desta área, força.
Para mim, enquanto ser humano, este curso abriu-me horizontes e hoje sinto-me capaz de compreender o mundo de uma outra forma. Mas tb não te posso esconder a minha tristeza em ter uma licenciatura e um mestrado que pouco ou quase nada é reconhecido neste país.
Se alguém me tivesse alertado antes, especialmente os professores da minha secundária com quem falei na altura, provavelmente teria escolhido um curso diferente com outras perspectivas de empregabilidade.
Em todo o caso, a última decisão é sempre tua. Se gostas desta área, força. Cada caso é um caso.
Bjinhos e desculpa o testamento.
Desejo-te sorte ;-D

cheiro a ti disse...

Infelizmente não te consigo ajudar... tirei o curso de Multimédia e quando terminei a licenciatura entrou Bolonha, o que é sempre bom, diga-se! Portanto... ainda não tive oportunidade de tirar o mestrado, mas tb n sei se o faria neste momento...

Anyway... boa sorte! =)

KATELOOKBOOK disse...

Desculpa, esqueci-me de responder a outra parte da pergunta.
Existem mestrados com várias áreas de especialização. Eu fiz no ISCSP
Instituto superior de ciencias sociais e politicas. Mas também existem mestrados na Universidade Católica, no ISCTE (uma amiga minha fez lá, mas acabou por não concluir. Disse que era bom). Penso na Universidade Nova também existem mestrados na área de Ciência Política. Na Universidade Lusófona também existem cursos (O meu irmão fez lá. Mas é uma faculdade bastante cara. Pagas para tudo e mais alguma coisa, até mesmo para respirar (lol).
Bem, do que sei, estas são as melhores. Mas entretanto podem haver outras. Esperemos que alguém te responda melhor do que eu.
Uma dica que talvez te possa ajudar a escolher uma área. Os assuntos islâmicos estão muito em voga actualmente nas relações internacionais. Tenho um amigo meu que fez um mestrado nessa área e conseguiu trabalho GPEARI.
Bjs

'Mimi disse...

Obrigada R.R. ;) Eu andava a ver no ISCTE e na Católica mas tenho que pensar bem.
Gostava mesmo de trabalhar na área de comunicação política, daí estar a ponderar um destes cursos.

Obrigada :)

Tim disse...

Pois bem, falei à poucos dias com o meu professor de ri sobre isso, ele disse que se seguirmos política devíamos apostar num mestrado em economia. Mas caso seja em ri mesmo, devíamos optar por um país que gostamos e seguir a sua cultura ou também seguir a vertente económica. Mas como já disseram é tudo subjectivo.

Maggy disse...

Não sou dessa área... mas aqui escolhemos pela reputação e nome da faculdade, por uma questão de currículo e preparação...

Anónimo disse...

Selo no meu blog*

Anónimo disse...

O meu curso ja tem mestrado integrado =P
André

'Mimi disse...

É que por ser tudo tão relativo torna-se dificil escolher :S

Joana disse...

o meu é mestrado integrado. faço na minha faculdade, só tenho que escolher a área!

Unknown disse...

of topic: selo para ti*

LM disse...

a minha irmã está a tirar mestrado em Relações Internacionais no ISCSP e está a adorar :)

Green disse...

podes ir ao site do acesso ao ensino superior, por exemplo, onde se vai quando queremos ver todos os cursos e todas as universidades do país, e procuras por área.