1 de maio de 2011

Contem-me tudo


Quantos de vocês já estiveram a trabalhar fora de Portugal?
Como é que foi a vossa adaptação?
Valeu a pena?
Foram para onde?

Contem-me tudo para eu pôr umas ideias em dia ;)


13 comentários:

Mie disse...

Vivo ha 5 anos em Amsterdao e adoro.
No inicio ha adaptacoes a fazer como e obvio, nem toda a gente gosta deste clima (chove imenso mas o sol de PT nao paga contas), a comida tipica nao e grande coisa mas podemos sempre fazer em casa as comidas que gostamos e ha restaurantes muito bons.
Tem imensa coisa para ver, nao so em Amesterdao como noutras cidades, sem esquecer que a Belgica e a Alemanha estao a 2h30 de distancia.
Se valeu a pena? Para mim, vale tanto ou tao pouco que nao pretendo regressar.

Rititi disse...

Eu nunca trabalhei fora, mas gostava muito de correr o risco.

mary disse...

eu vou estagiar para Fortaleza em Setembro, durante seis meses. e, assim muito a serio, I´m soooooo fucking scared! fazer as malas, entrar no avião e ir completamente sozinha para um sitio completamente desconhecido - que ainda por cima não se sagra dos mais seguros no mundo- , sem conhecer uma unica alma no dito cujo, as vezes acho que estou louca. não sei de todo o que esperar. mas ha-de ser tudo relatado no blog :D tambem estas a pensar numa coisa assim?

S' disse...

eu nunca fui :$ mas gostava muito de ir para londres

'Mimi disse...

mary estava a pensar fazer uma coisa do género. Sozinha, noutro continente. Mas tenho que ponderar as coisas primeiro...

mary disse...

eu tive facilidade pois o estagio inclui tudo. vou estagiar num hotel e portanto vou ficar a viver no proprio hotel, o que me livra logo da preocupação com o alojamento, assim como faço la todas as refeiçoes, portanto alimentaçao tambem esta fora. felizmente vou ser remunerada mas o meu pai tambem ja me criou uma conta no brasil onde vou ter dinheiro se precisar. a maezinha ja tratou de me fazer um seguro de saude assim como um de vida, a modos que so falta eu por o meu corpinho em acção na cena do crime. a acontecer la para setembro, com muito medo mas com muita curiosidade tambem à mistura. estamos mesmo na idade destas loucuras e acho que estas terapias de choque nao fazem nada mais a nao ser bem!

siceramente disse...

está mais próximo o dia em que vou para fora também :D

Pusinko disse...

Estagiei em Amsterdam e moro em Berlin há 5 anos. Mudei-me sózinha para cada uma delas. Grandes aventuras no início.
Adoro estar fora, a mistura influências e as saladas de línguas. Há adaptações a fazer em muitos aspectos, mas também há espaço para sermos nós próprios e mantermos caracteristicas de onde vimos, o que é importante. O tempo é um aspecto que, obviamente influencia. Para mim, a falta de luz no Inverno. Há comida ótima que não é local... e imensa gente diferente. Para mim isso é muito importante.
Se valeu a pena? Com todos os problemas e stresses associados (que surgem em qualquer lugar), não me arrependo nada e acho que foi a melhor decisão que tomei.

мєηιηα ❀ ƒєℓιz disse...

Eu moro em França, à 10 anos!! Vim para cà bem cedo e foi dificil a adaptaçao: nao falava nada de francês, nao conhecia ninguém ... mas valeu a pena! Nao quero mais ir para Portugal ( apesar de gostar muiiiito).
Penso que vale a pena tentar!!
Moro bem pertinho de Paris, uma cidade lindissima, mas cheia de gente! Ja visitei outras zonas de França, lindissimas também!! =)

Anónimo disse...

Vamos os dois pa alemanha que é a maior economia da europa =)
André

Princesse Sofia disse...

Eu ja vivi em Londres e agora estou em Paris.....se custa?CUSTA!! Se tive medo? TIVE MUITO! Mas compensa?! Sinceramente compensa muito, quanto mais nao seja para uma pessoa ver que e muito mais forte do que aquilo que pensa! Depois tens a fase de adaptacao a comida, e aos costumes mas isso passa, como disse a Mie podes sempre cozinhar em casa para matar saudades! Agora se conheceres alguem no pais tambem ajuda nao vou negar... e que as vezes os colegas de trabalho nao sao os mais simpaticos e faz bem sair com outras pessoas para desanuviar! :)

Green disse...

Eu nunca fui, mas conheço quem tenha ido e se tenha dado bem, como quem tenha ido e se tenha dado muito mal. Tudo depende das pessoas e das circunstancias.

R. disse...

eu conheço uma rapariga que foi trabalhar para Londres e está a adorar. acho que o ideal é ires open mind xD